Empreender é mais do que apenas criar um negócio, é um ato de coragem, de visão e de determinação.
Vivemos em um mundo no qual estamos em constante mudança e podemos classificar que os empreendedores são os maiores catalisadores da inovação, transformando ideias criativas em soluções práticas e necessárias.
Nesta coluna, exploraremos a essência do empreendedorismo, vinculada a algo muito presente em nosso cenário atual: a mudança do CPF para o CNPJ.
Muitas pessoas são impulsionadas por suas aspirações pessoais e são alavancadas a esse universo do empreendedorismo, gerando assim uma transformação em suas vidas e carreiras por inúmeros fatores, alternando seu CPF para CNPJ, em busca de um sonho, inserção num mercado, aspirações pessoais e claro, a tão sonhada estabilidade financeira.
Partindo desse princípio, podemos elencar alguns fatores que são destacados durante o processo de transformação da “pessoa física” para a “pessoa jurídica”, dentre eles, estão:
- Realização pessoal: Movidos por suas paixões, muitos empreendem para materializar seus sonhos, controlando seu próprio destino a fim de inspirar e criar algo que os motive;
- Independência Financeira: O que seria do empreendedorismo sem o desejo de ganhar dinheiro de forma independente e da tão independência financeira? Muitos utilizam desse desejo como força motriz para se motivar e alcançar liberdade, estabilidade e prosperidade;
- Inovação e Criatividade: O desejo incansável de inovar e gerar soluções criativas é um quesito importante para quem empreende, trazendo novas ideias para o mercado e gerando novidades, movimento e até mesmo um cenário de competição saudável;
- Flexibilidade e Liberdade: O empreendedorismo oferece flexibilidade de horários e a capacidade de trabalhar de qualquer lugar, dependendo da atividade. Isso atrai pessoas que valorizam a liberdade de moldar seu próprio estilo de vida e conciliar trabalho e vida pessoal;
- Necessidade de Adaptação: Em tempos de mudanças rápidas e incertezas, como durante a pandemia de COVID-19, algumas pessoas podem escolher empreender como uma forma de se adaptar às novas condições econômicas e criar oportunidades em meio à adversidade.
- Desafio e Aprendizado: Para muitos, o empreendedorismo é uma jornada desafiadora e gratificante, que oferece oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Eles veem o desafio como uma parte emocionante do processo empreendedor.
Embora nem tudo seja somente flores, se pesarmos na balança, digo sem medo de errar que quem empreende tem mais motivos positivos do que o contrário.
Agora, quero saber de você: qual o motivo pelo qual você empreende?